" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Tupolev Tu-160 "Blackjack"

Tipo : Bombardeiro pesado supersônico
Fabricante : Tupolev
Primeiro vôo : 18 de Dezembro de 1981
Comprimento : 54,1 metros
Envergadura : 55,7 metros
Altura : 13,1 metros
Velocidade máxima : 2.220 km/h
Altura máxima de vôo : 15.000 metros
Peso máx. decolagem : 275.000 kg

O Tu-160, o avião de combate mais pesado jamais fabricado e cujas dimensões superavam inclusive as do Boeing (Rockwell) B-1 Lancer de configuração similar, é o maior bombardeiro do Mundo. Na União Soviética, o programa Tu-160 continuou dedicado à penetração tanto a baixa altitude a velocidade transônica com a alta altitude e velocidades de aproximadamente March 1.9. A combinação de uma asa de geometria variável e alguns dispositivos de alta sustentação foi empregada para obter um bom manejo a baixa velocidade e por isso a necessária capacidade operacional com a asa em posição de flecha mínima de 20º, excelente capacidade de carga útil/alcance com a asa na posição de flecha intermediária de 35º e uma velocidade muito elevada na posição de flecha máxima de 65º. O ângulo de flecha da asa é selecionado manualmente e os dispositivos de alta sustentação compreedem aletas ranhuradas com envergadura completa e flaps duplamente ranhurados nas bordas de fuga na asa. A borda de fuga das seções internas dos flaps , que são imobilizados quando as asas se retraem para trás, não tem ranhura na fuselagem em que possa ser introduzida quando a asa retrocede e em contrapartida se dobra para cima em paralelo à linha central do avião e por isso á feita de tabique.

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