" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Saab JAS 39 Gripen

Tipo: Caça
Fabricante: Saab
Primeiro voo: 9 Dezembro de 1988
Inicio do serviço: 9 Junho de 1996
Status: Em serviço
Primeiros usuários:
Força Aerea Suéca, Força Aerea Checa ,Força Aerea Hungara, Força Aerea Africana
Total produzido: 213 até Dezembro de 2008
Custo unitário: US$ 40 a 61 milhões
Tripulação: 1 (2 no JAS 39B/D)
Comprimento: 14.1 m
Envergadura: 8.4 m
Altura: 4.5 m
Area das asas: 30.0 m²
Peso vazio: 5,700 kg
Peso carregado: 8,500 kg
Peso maximo de decolagem: 14,000 kg
Motor: 1× Volvo Aero RM12 com pos combustão
Velocidade maxima: 2,130 km/h
Alcance de combate: 800 km
Alcance maximo: 3,200 km com tanques auxiliares
Altitude de serviço: 15,240 m
Armamento: 1 canhão de 27 mm Mauser BK-27 com 120 cartuchos,
6 misseis ar-ar Rb.74 (AIM-9) ou Rb 98 (IRIS-T), 6 misseis ar-ar Rb.99 (AIM-120) ou MICA,
4 misseis ar-ar Rb.71 (Skyflash) ou Meteor, 4 misseis KEPD.350, GBU-12 Paveway II, bombas guiadas a laser, 4 x lançadores de foguetes, 2 misseis anti navio Rbs.15F, 2 bombas Bk.90, 8 bombas Mark 82 e 1 pod de contra medidas eletrônicas

O Saab JAS 39 Gripen é um avião de quarta geração 4.5 fabricado pela companhia aeroespacial sueca Saab. O avião está em serviço na força aérea sueca, na República Theca, na Húngria e Africa do Sul, e foi requisitado pela Força Aérea Tailandesa. Um pedido total de 236 Gripens foi requisitado até o ano de 2008.
O baixo arrasto, permite aos aviões serem mais rápidos, ter um alcance e carga útil maior. A combinação da asa em delta melhora as caracteristicas da decolagem e aterrissagem do Gripen.Tendo uma aviônica avançada e equipamentos internos de guerra eletrônica, com incriveis capacidades de auto defesa. Seus custos de operação são aproximadamente dois terços menores que o JA 37 Viggen. Na Força Aerea Sueca uma das exigências era capacidade de operar em pistas de decolagem com apenas 800 m de comprimento por 9 de largura, visando a utilização de estradas para decolagem em caso de guerra.O moderno radar pulso doppler PS-05/A do Gripen, desenvolvido pela Ericsson e pelo GEC-Marconi, e baseado no radar Harrier para o uso no mar, é capaz de detectar, encontrar, identificar e automaticamente seguir múltiplos alvos acima ou abaixo do avião, na terra, no mar ou no ar, em qualquer tempo. Pode disparar quatro mísseis simultaneamente contra quatro alvos diferentes. A cabine do piloto fornece uma área 30% maior do que outros caças. Uma característica interessante do Gripen é a habilidade de descolar e aterrissar em estradas públicas, que é parte da estratégia de defesa da Suécia. Durante a guerra fria, as forças armadas suecas estavam preparas para se defender de uma invasão da União Soviética. Em consequência, o Gripen pode ser reabastecido e rearmado em dez minutos podendo voar em seguida. Em outubro de 2008, a Força Aérea Brasileira tinha selecionado três finalistas em seu programa F-X2, sendo eles o Dassault Rafale, Boeing F/A-18E/F Super Hornet e o Gripen, e o número de aviões a ser comprado seria entre 36 e 120. A decisão deve ser feita no começo de 2009. Em 2 fevereiro 2009, a Saab entregou uma proposta de 36 Gripen ao Comando da Força Aérea Brasileira.

GRIPEN FOTO 1,COCKPIT.

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