" Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la. " - Santos Dumont

" Um prisioneiro de guerra é um homem que tentou matá-lo, não conseguiu e agora implora para que você não o mate. " - Winston Churchill
" Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta: com pedras e paus - Albert Einstein
" O objetivo da guerra não é morrer pelo seu país, mas fazer o inimigo morrer pelo dele - George S. Patton. "
" Só os mortos conhecem o fim da guerra " - Platão
"Em tempos de paz, os filhos sepultam os pais; em tempo de guerra, os pais sepultam os filhos." - Herodes

domingo, 8 de novembro de 2009

English Electric Canberra

Tipo: Bombardeiro
Fabricante: English Electric
Primeiro voo: 13 de Maio de 1949
Inicio do serviço: 25 de Maio de 1951
Retirado do serviço: 23 de Junho de 2006 (RAF)
Primeiros usuários: Real Força Aérea, Força Aérea Indiana, Força Aérea Peruana e Força Aérea Australiana
Produção: 901 (Reino Unido) 48 (Austrália)
Variantes: B-57 Canberra
Tripulação: 3
Comprimento: 19.96 m
Envergadura: 19.51 m
Altura: 4.77 m
Aréa das asas: 89.19 m²
Peso vazio: 9,820 kg
Peso carregado: 20,865 kg
Peso máximo de decolagem: 24,948 kg
Motores: 2× turbinas Rolls-Royce Avon R.A.7 Mk.109, 3.357 kg (36 kN) cada
Velocidade máxima: 933 km/h a 12.192 m
Alcance de combate: 1.300 km
Alcance máximo: 5.440 km
Altitude de serviço: 15.000 m
Razão de subida: 17 m/s
Armamento: 4 canhões de 20 mm Hispano Mk.V com 500 cartuchos/cada ou 2 pods de metralhadoras de 7.62 mm, 2 pods com 37 foguetes de 51 mm cada ou 2 pods de foguetes Matra com 18 foguetes SNEB de 68 mm cada, uma variedade de misseis podiam ser transportados, sendo o mais importante o missel ar-terra AS-30L usado apenas dois e cerca de 3.628 kg de bombas em suportes internos e dois pontos sob as asas. Normalmente usava em suportes internos cerca de 9 bombas de 227 kg cada ou 6 bombas de 454 kg cada ou 1 bomba de 1.814 kg), já sob as asas podiam transportar 4 bombas de 227 kg ou 2 bombas de 454 kg cada. Existia uma versão do Canberra que podia transpostar alguns tipos de armas nucleares táticas, a Mk 7, B28 (Mod 2 de 70 kilotons), Red Beard e a B57 nuclear bombs. Todas armas nucleares são transportadas internamente.
O Canberra é um bombardeiro fabricado em grande quantidade nos anos 50. Provou ser altamente adaptável, em variadas funções, tais como o reconhecimento tático, fotográfico, eletrônico e meteorológico, além de seu papel de bombardeiro. O Canberra permaneceu em serviço na Real Força Aérea até 23 de junho de 2006, 57 anos após seu primeiro voo. Podia voar em altitudes mais elevada do que qualquer bombardeiro dos anos 50 e batendo o recorde mundial de altitude atingindo 21.430m em 1957. O Canberra teve suas origens em uma exigência de 1944 para um sucessor do Havilland Mosquito, isto é, grande altitude, alta velocidade sem armamento defensivo, o projeto do Canberra foi desenvolvido nos moldes do Mosquito, com uma carga de bomba considerável, dois motores poderosos, menor arrasto aerodinâmico possível, não possuindo armamento defensivo afim de aumentar espaço e velocidade o Canberra foi projetado para voar rápido evitando assim o combate aéreo.
A USAF substituiu os B-26 Invader pelo Canberra fabricado sob licença pela Martin como B-57 Canberra em diversas versões. Foram fabricados cerca de 48 aviões para a Força Aérea Australiana. No Reino Unido, a demanda pelos Canberras excedeu a capacidade da English Electric e assim a Handley participou da fabricação sob a licença. A produção mundial de Canberras chegaram a um total de 1.352.
O Canberra B.2 começou seu serviço em janeiro de 1951, a produção do Canberra foi acelerada em consequência da Guerra da Coréia, no fim de 1952. Os Canberras provaram ser eficazmente imune a intercepção de caças, permaneceu em serviço na linha de frente ao longo dos anos 50, 60, 70 e continuou a servir como bombardeiro e avião de reconhecimento em alguns países nos anos 80 e 90. No Reino Unido, a versão de foto reconhecimento permaneceu em serviço até julho de 2006 para o reconhecimento estratégico e fotográfico, considerando o serviço na invasão de 2003 do Iraque e junho de 2006 no Afeganistão. Os únicos Canberras que permanecem em serviço é dois B-57 americanos operados pela NASA para a pesquisa da grandes altitudes. O Canberra fez parte de muitos conflitos, sendo empregado como bombardeiro pela RAF durante a crise de Suez, com cerca de 100 missões, fez voos de bombardeio e reconhecimento em Malta e em Chipre, um total de 278 surtidas, lançando 1.439 bombas de 450 kg. Alguns Canberras foram interceptados por MiGs-15 e MiGs-17, do Egito, antes do conflito Anglo/Francesa, mas não houveram perdas. Um único Canberra foi abatido durante a campanha de Suez por um Meteor Sírio em 6 de novembro de 1956, no último dia da guerra. O Canberra era a espinha dorsal da Força Aérea Indiana, foi usado primeiramente em 1962 pela IAF na África. Durante a guerra Indía-Paquistão nos anos 60 e 70, o Canberra foi usado por ambos os lados. O uso mais audacioso foi durante a "Invasão de Badin" durante a segunda guerra de Kashmir, quando a força aérea indiana usou o Canberra para bombardear uma estação de radar vital paquistanesa, sendo o ataque um sucesso, já em 1971 houve ataques aéreos importantes contra tanques de óleo de Karachi, em apoio a Marinha Indiana. Em 21 de maio de 1999, antes do começo da guerra de Kargil, o QG da Força Aérea Indiana usou um avião Canberra PR57 em uma missão fotográfica, onde foi atingido por um míssil Stinger FIM-92 no motor esquerdo e com somente um motor o piloto conseguiu retornar à base. O Canberra foi aposentado finalmente pela IAF após 50 anos de serviço em 11 de maio de 2007. Durante a Guerra do Vietnã, a Força Aérea Australiana testou o uso de bomboradeiros óticos, estes significaram que poderiam realizar missões de bombardeio em altitudes muito elevadas, frequentemente com surpresa total. Alguns bombardeiros e aviões de ataque mais modernos usaram táticas eletrônicas menos eficazes como bombardeio em mergulho, arriscando maiores perdas pelo fogo antiaéreo. A Força Aérea Sueca comprou dois Canberras da RAF em 1960 e modificou os aviões para a espionagem das transmissões de rádios militares soviéticas, polonesas e orientais até 1971 quando foram substituídos por dois Tp85 Caravelles. A Força Aérea Argentina 10 aeronaves no início dos anos 70, durante a Guerra das Malvinas em 1982, em 1 de maio a 14 junho, fizeram 54 manobras, 36 delas missões de bombardeio, 22 a noite contra tropas em terra, dois aviões foram abatidos, um por um Harrier da RAF usando o míssil AIM9L Sidewinder em 1 de maio de 1982, e outro avião foi abatido por um míssil que partiu do navio HMS Cardiff em 13 junho. A Força Aérea Peruana operou os Canberras em ataques com posições Equatorianas durante a Guerra de Cenepa em 1995. Em 6 de fevereiro de 1995, um Canberra Mk 68 desapareceu sobre a zona das operações, aparentemente colidiu contra uma montanha, devido ao mau tempo. A RAF usou o Canberra T4s de três assentos para instrução até setembro de 2005, já na sua função de foto reconhecimento foi usado até 23 de junho de 2006, seu último serviço foi de reconhecimento no Afeganistão.
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